16 de fevereiro de 2012

Bob Gruen - Fotografia e Rock'n'Roll

Ontem, tive a oportunidade de assistir no HBO um documentário muito interessante focado no trabalho de Bob Gruen, um cara que decidiu unir duas coisas que amava: fotografia e rock'n'roll, e como sua história pessoal e profissional se misturaram com a história do rock. Sendo constantemente elogiado pelo seu estilo "fantasma" de ser, tendo o delicado toque de estar presente em uma cena, ser capaz de perceber o momento especial, clicá-lo e não arruinar tudo.



Yoko Ono, Billy Joel e Sean Lennon são apenas alguns dos nomes que aparecem constantemente durante o documentário, Gruen comenta como sua amizade com John Lennon se iniciou e acabou gerando fotos icônicas que com certeza já vimos alguma vez na vida.



Bob também conta como começou a fotografar, sua primeira Olympus e a dificuldade que tinha em acertar o foco (que naquela época era só manual), o lançamento da Canon que era automática e que o ajudou muito, sua primeira Nikon. É tudo muito interessante pra quem curte fotografia, só pra vocês terem uma idéia ele fotografou shows e bastidores de pessoas/bandas como: KISS, Alice Cooper, Rolling Stones, Elton John, John & Yoko, Led Zeppelin, Ramones, The Clash, Sex Pistols e muitos outros.



Suas fotos fogem completamente do padrão que temos hoje em dia, onde ocorrem muita produção, cenários, figurantes, iluminação planejada e é nisso em que ele se destaca. Ao fotografar rock stars vivendo no mundo deles, com seus amigos bebendo e se divertindo ou apenas dando uma volta no parque. Bob conseguia se infiltrar na vida dessas pessoas de uma maneira muito habilidosa, já ouviu o ditado –Queria ser uma mosca só pra poder estar lá–? Pois bem, Bob conseguiu ser uma mosca do rock e capturou momentos que fazem parte da história dos anos mais decisivos do estilo. Pra quem curte uma coisa ou outra, vale a pena conferir.






Fonte das Fotografias publicadas no post: Google Images.

8 comments:

  1. Eu pre-ci-so assistir a esse documentário. Um dia tive a sorte de pegar um sobre o The Doors que foi a coisa mais linda desse mundo.
    Sério, se eu posso afirmar que gosto realmente de duas coisas, são essas rock e fotografia (uma pena não ter tempo para tirar fotos com minha Câmera, acabo mexendo apenas no celular - devo ter uns 458754 editor de imagens para Android).
    Quando minha vida de futura acadêmica universitária estiver menos conturbada eu irei assistir a esse documentário.
    Obrigada por me apresentar o Bob.

    p.s.: eu daria qualquer coisa para estar com Kiss em alguma foto.

    ResponderExcluir
  2. @ Honey: Yay, que bom que gostou da indicação. Não assisti esse do The Doors ainda mas vou procurar pra ver. (: Sei bem como é essa vida, viu? Mas quando sobrar um tempo não esquece de ver. :*

    ResponderExcluir
  3. Adooooooooooorei e também fiquei com muita vontade de assistir!
    Ele conseguiu fazer uma combinação fantástica e ainda conseguiu imagens lindas, o cara era um ótimo fotografo e se virara com o que tinha, sensacional.

    Pois arrume um emprego e vá mochilar, tu não vai se arrepender e ainda vai descobrir uma pessoa dentro de você que era desconhecia.

    ResponderExcluir
  4. Quero assistir também! Será que repete na HBO ou devo procurar pra baixar? :) Vou dar uma olhada na programação pra ver se acho!
    E, sério, além do tema super interessante adorei a "escrita" mesmo do post. Precisava comentar isso. (:

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante seu post, gostei! Adoro conhecer o trabalho de novos fotógrafos, aliás... Já tinha visto algumas imagens do John Lennon que você utilizou para ilustrar o post, em tumblrs, blogs e etc. Mas não sabia quem era o autor delas.
    Já estou seguindo o seu blog, e inclusive coloquei esse post no Friday Five lá do meu blog (http://t.co/2KRYOQsa). :)

    ResponderExcluir
  6. Diego, seu blog é incrível ! Adorei o modo que escreve e o post teve muita criatividade. Virei aqui sempre!

    ResponderExcluir
  7. Sim Ed, vale muito a pena. Você passa cada coisa e no final você pensa o quanto cada coisa foi importante, fez parte da história sabe? O importante é ir preparado pra enfrentar tudo!

    ResponderExcluir
  8. Ola Ed!!
    tbém vi o filme a pouco na HBO...
    vim procurar mais a respeito do cara a cai no seu blog (surpresa mto agradável, btw)...
    essas ultimas fotos que você postou do Lennon me lembram tanto a minha infância, pois elas faziam parte do encarte do album "walls and bridges"... vinha tudo recortadinho e a gente ficava montando as caretas do John Lennon... :o)

    ResponderExcluir

 

julho agridoce

todos os direitos reservados | 2011-2014 ©

layout | desenvolvimento por:
Ed Schramm