16 de março de 2013

De onde veio a imagem? (ferramenta)

É muito comum encontrarmos imagens bonitas que nos inspiram mas que acabam não tendo um source-link, ou seja, um link que nos leve ao criador de tal imagem. E isso é frustrante, não é? Já cansei de ver fotos minhas rodando por tumblr, weheartit, fotolog, fundo de twitter etc. É provável que as pessoas que as estavam usando nem sequer soubessem quem era o criador. O que torna essa ferramenta duplamente incrível pra mim.

Tudo começou com uma imagem que vi no tumblr que serviria para ilustrar um post (no meu blog em inglês) sobre minha vontade de viajar. Mas eu não queria usá-la sem dar os devidos créditos ao fotográfo que, de fato, se aventurou e conseguiu o click. Foi então que descobri o ?¿ src-img, criada pelo Jarred Bishop e Hayden Hunter. Temos que colocá-la na barra de favoritos (se você já usou WeHeartIt sabe como funciona, segue as mesmas características do bookmarklet deles) e quando encontrarmos uma imagem basta clicar e um link-overlay aparece.
http://www.jocelyncatterson.com


Quando você clica no link acima da imagem, ele te leva a uma busca de imagens feita pelo Google e é bem provável que tu encontres a fonte do item (vale dizer que, as vezes, pode demorar algumas páginas até você chegar lá (especialmente se a imagem foi "postada" centenas de vezes no Pinterest e afins)). Bem útil, não é?

2 comments:

  1. Incrível! É muito ruim mesmo gostar de uma imagem, querer utilizá-la mas não saber de quem é para dar os devidos créditos. É muito útil e vai ajudar bastante! Obrigada pela dica *-*
    Beijão, Unsaid Things

    ResponderExcluir
  2. Mas ele aponta qual é a fonte original ou só faz a busca no Google Imagens?
    Só consegui fazer a busca mesmo. Em alguns casos não ajuda porque tem tanto link repetido que fica meio impossível descobrir o original.
    De qualquer jeito a ideia é perfeita e já acho há algum tempo que o Google Imagens devia ter uma ferramenta pensando nisso! ://

    ResponderExcluir

 

julho agridoce

todos os direitos reservados | 2011-2014 ©

layout | desenvolvimento por:
Ed Schramm